terça-feira, 25 de setembro de 2007

Contos - O Convidado

O CONVIDADO
Faz duas semanas. Ou mais. Não tinha mais certeza do tempo. O que era certo, é que as minhas férias estavam acabando e o convidado não tirava os pés da casa.

Começou pelo armarinho de espelho do banheiro. Tive que fazer espaço para os acessórios de toalete do nosso convidado. Algo me perturbava quando ele não lavava toda a espuma de barbear do meu barbeador, que ele utilizava sem pedir permissão. Também o carro. Tinha que lhe emprestar automóvel, volta e meia, para as suas necessidades. Três vezes por semana, o convidado usava o carro durante o dia inteiro. Bem estava de férias, e isto não me incomodava muito.

Mas fazer o quê? Era um primo distante, de terceiro grau da minha mulher. Vinha de Callao, Peru.

“Muchas gracias querido, estoy muy contente en su casa.”

Sim, eu também estava contente com o primo peruano, oras vejam só! Durante as refeições, fazia questão de dominar as conversas, querendo sempre validar o seu ponto de vista: “Pues si, la economía como se apresenta ahora...”

Chegou até o ponto de ditar as preferências culinárias, dando a lista de compras para a minha sogra. A lista era para o jantar, pois queria algo mais peruano na mesa.

Um outro dia não encontro a minha camisa favorita no guarda-roupas. Vou para a sala de estar, e vejo nada mais, nada menos que o primo peruano usando a minha camisa.

Outro detalhe. Ele gosta de sentar no meu canto preferido do sofá. E pior, tem a mania de ser um ditador com o controle remoto enquanto a família inteira está assistindo a televisão.

Não que eu ache inoportuno, mas todas as rotinas da casa foram mudadas pelo primo peruano. E logo nas minhas férias.

Vou para a mesa da cozinha para fazer as minhas palavras-cruzadas, meu passatempo predileto. Para a minha surpresa, encontro letras do primo peruano nos quadrados das palavras-cruzadas. Diz ele que é bom para aprender o português.

Incomoda? Talvez sim, talvez não. Sei lá, Só sei que estou contente no meu hotelzinho desde que a minha mulher e o primo peruano de terceiro grau anunciaram o casamento.

Nenhum comentário:

Google