terça-feira, 25 de setembro de 2007

Contos - O Ídolo

O ÍDOLO

Ninguém tinha certeza de que parte do mundo vinha o ídolo. O ídolo era do tamanho de uma pessoa, com cabeça e asas de uma águia e pernas de um ser humano. Milos tinha adquirido o ídolo numa loja de antiguidades na cidade. Uns diziam que o ídolo vinha da Birmânia, outros, da Indonésia.

Um dia bate à porta da casa um senhor de feições asiáticas, com um sotaque irreconhecível.

- Boa tarde. Meu nome é Tupono Danah. Sou da Comissão de Patrimônios Históricos da República da Indonésia.

- Sim, em que posso ajudar?

- A loja de antiguidades de Plzeňská disse que o senhor estaria em posse do ídolo de Garudapura. A estátua com feições de uma águia.

- Ah sim, o ídolo dourado.

- Senhor Milos, devo informar-lhe que a estátua foi roubada do templo principal de Garudapura.

- Eu não sei de nada sobre isto. Apenas o adquiri em Plzeňská no metrô Anděl.

- O senhor pode ver estas fotos. São do templo-mãe de Garudapura, onde ficava o ídolo.

- O meu ídolo pode ser uma réplica.

- Sim, eu também devo me certificar que o ídolo é o original.

- Entre por favor. Acompanhe-me.

Milos leva Tupono para a sala de estar, ainda meio confuso com a história que acabara de escutar.

- Senhor Milos – diz Tupono em um tom sério. Este ídolo tem sido cultuado por milênios pelo nosso povo, e é o que há de mais sagrado para o povo de Garudapura.

- Sim acredito. Se o senhor puder provar que o ídolo é de verdade o original, o senhor pode levá-lo.

- Obrigado. O senhor será devidamente ressarcido. Posso fazer a prova?
Tupono se ajoelha em frente ao ídolo e diz:

- Namo Garudaya, Namo Garudaya!!

Milos fica cada vez mais confuso, vendo o estrangeiro fazer saudações e gestos em frente ao ídolo. Não disse o estranho que iria provar que o ídolo era o original? Ao invés disto, Tupono estava adorando o ídolo.

Quando Milos resolve interromper a insensata adoração de Tupono, eis que acontece o surpreendente:

- Garuda, Garuda, Garuda!!

Era o ídolo abrindo o bico e batendo as asas. Como num passe de mágica, a estatueta ganhara vida e começara a voar pela sala de estar.

- Senhor Tupono!! – Diz Milos assustado. Não sei o que dizer. Creio que isto me é bastante convincente!

- Há um porém senhor Milos.

O ídolo batia as suas asas, voando de mobília em mobília, fazendo um barulho infernal.

- Garuda, Garuda, Garuda!! – Gritava o ídolo.

- Qual o porém senhor Tupono?

- Me esqueci que o senhor não é iniciado. Um não iniciado não pode ver o Garuda animado.

- E o que isto implica?

- O senhor tem que me acompanhar até Garudapura para ser iniciado, senão uma maldição recairá sobre o senhor.

- Maldição? Não acredito nestas coisas. De qualquer jeito, tenho muitos compromissos em Praga e não posso sair da cidade.

- Tem certeza que o senhor não quer me acompanhar a Garudapura?

- Olha, tudo isto é fantástico, mas está indo longe demais esta história.

- Não quer vir mesmo?

- Claro que não. Definitivamente. Mas qual é a maldição? – Pergunta Milos com um certo temor.

- O senhor será o próximo Garuda.

- Como sabe disto? – Milos indaga com uma voz incerta.

- Eu também vi o Garuda animado antes de ser iniciado.

Antes mesmo de Milos ter tempo de considerar o que dissera Tupono, o indonésio se torna um Garuda e sai voando pela janela junto com o ídolo.

Nenhum comentário:

Google